Histórico - Junho de 2010

A importância da Flexibilidade


O programa de exercícios de flexibilidade, bem executado, pode trazer  benefícios na postura, relaxar músculos e minimizar o risco de lesões esportivas.

A flexibilidade é definida como uma capacidade de gerar amplitude de movimento (ADM) em grupos ou em apenas uma articulação. Demonstrando-se um importante fator, que auxilia de forma benéfica os praticantes de atividades físicas.

Pode-se classificar a flexibilidade em estática, em que a mesma é avaliada pedindo ao indivíduo para relaxar e se leva a articulação ao seu limite de ADM, e a outra forma é a dinâmica que exige a realização do movimento de forma ativa dentro de sua máxima ADM.

[Saiba mais]

Musculação e Exercícios na Melhor Idade

Os exercícios resistidos são excelentes para se manter uma melhor qualidade de vida, bem-estar físico e saúde.

Com o passar dos anos é inevitável o envelhecimento, praticamente todas as nossas capacidades físicas e sistemas (articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório etc.) se deterioram, sofrem perdas e alterações degenerativas.

Por exemplo, até a nossa estatura começa a diminuir a partir dos 40 anos, cerca de 1 cm por década. Alguns fatores que contribuem para perda da estatura são: o arco do pé diminui (planifica), aumentam as curvaturas e desvios da coluna, além do seu encurtamento devido à diminuição da densidade dos discos intervertebrais, e ocorre também perda de massa magra de grupamentos estabilizadores da ereção da coluna vertebral.

[Saiba mais]